15.4.11

Tutorial - dicas de melhorar a qualidade da pintura do seu desenho!!!

Olá!

Como ainda não tenho 4000 visitas, então a curiosidade do mapa do estúdio fica pra proxima. Nesse tutorial vou dar algumas dicas de como melhorar um desenho já pintado, que ficou sem graça... (e sem muito esforço!)

Eu fiz esse desenho do tutorial no "Illuststudio", um programa japa que mistura photoshop com paint toll sai. É maravilhoso! (mas não abandonarei meu PS XD)

Eu baixei o illuststudio por curiosiadade qdo a Jamilih- flor de outono, passou para mim o link por msn, dizendo q era legal, e realmente gostei!

Você nao precisa ter o Illuststudio pra poder fazer o que ensinarei nesse tutorial, pois acho que qualuqer programa tem ferramentas parecidas (como o photoshop)

MAAASS... Não posso deixar de passar o link, pra vocês baixarem! e baixem mesmo, vale a pena! (não precisa instalar, mas tem uma dica num bloco de notas e é bom le-la, se nao vc nçao conseguira achar o illuststudio no meio das pastas e nem ativara o crack XP)



Bom, vamos a aula!


1 - Cores mal combinadas e sem graça

As vezes você pintou muito bem seu desenho, e ficou maravilhoso... mas acredite, pode ficar melhor! As cores podem estar sem graça, pelo simples fato de mal escolher as combinações, não usar uma palheta de cores ou dar a zica de a cor das sombras não ter ficado muito boa.SEu desenho já está bonito, mas ainda parece que está sem vida.


Veja- Desenhei a Tsuki do meu mangá a flor do império.Ela é camareira e amiga da personagem principal, Shirubi.Mas olha só pra ela coitadinha... Tão amarelinha, anemica...

2 - Iniciando as ferramentas "salvação"

Será que tem como salva-la? será que a Tsuki pode ficar mais bonita???

A solução são duas ferramentas chamadas "Dodge tool" e "burn tool".
Elas são encontradas no photoshop, no illuststudio... Em varios programas.SE você já a viu não sabe o que está perdendo.

A Dodge tool tem a função de clarear alguma parte da imagem suavemente.Mas tudo depende do tamanho que você colocar pra ferramenta, sua opacidade e dureza , claro. Tudo isso pode ser ajustado no menuzinho de controle dessa ferramenta.É até engracado, a Dodge tool parece um pirulito preto. XP

A Burn tool faz o contrario, escurece partes da imagem, tudo vai depender das suas "regulagens" também.O certo é testar até ver quando a ferramenta está dando um resultado legal.
É até mais engracado ainda, a Burn tool parece a mao do L. (de death note XD)

São um pirulitinho e uma maozinha segurando algo com nojo.Porque escolheram esses icones não sei, mas deve ser por falta de icones no mundo...





Pra começar, mescle todas as camadas ou salve uma copia em png, porque se as camadas estiverem separadas você tera que clarear-escurecer cada uma delas e da um trabalhão.

É mais facil fazer isso direto na figura toda, em todos as camadas de uma só vez.


Comece com o que preferir, eu aplico o Dodge tool de clarear primeiro, vou passando levemente e sem exagerar.Como a ferramenta trabalha "por passada", cada vez que você passar ficará mais claro, então tente fazer de uma só vez pra não ficar manchado ou vá fazendo aos poucos, cada vez mais ao centro de onde está clareando...

Depois passo o Burn tool, geralmente em partes que já tem sombra e principalmente: Aumento a ferramenta até um tamanho bem grande e passo do lado da figura oposto de onde vem a luz. Isso fará metade do desenho ficar levemente mais escuro, para que dê equilibrio entre luz e sombra.

Olhá só! e não é que ja melhorou um pouco?


Mas ainda não está bom. A melhor parte vem agora.


3 - Saturação das cores

As cores ainda estão fracas... Talvez não tenha as escolhido bem.
Mas tem uma solução para isso, que é a saturação.Vamos mecher nas cores, ou separadamente ou tudo de uma vez;
Se você mecher separadamente, pode mudar a cor de qualquer coisa, por exemplo, eu poderia ter mudado o cabelo dela para azul.
Mas no caso eu quero reviver um pouco a imagem, e então, continuarei trabalhando com os layers mesclados ou png. Mas se mecher muito nessa saturação, as cores todas podem mudar de uma só vez , e o desenho ficar com cores completamente diferentes, então aviso: ajuste só um poquinho.

Há varias formas de mecher na saturação.No photoshop por exemplo, Vá em image/adjustements/hue-saturation , ou aperte CTRL - U (ao mesmo tempo) , mas lembre se que essa janela não funciona no modo grayscale, então mude para RBG ou CMYK, que provavelmente vai estar porque seu desenho é colorido XD

No Illuststudio é facil também, vá em Filter - brightness hue saturation.



















Agora você pode brincar, e mudar as cores do jeito que quizer.

Vuuaaalaaaa!
Veja que as cores do cabelo e da pele estão mais bonitas.

4 - Finalizando com os Levels

Agora vamos a parte final que dará o ultimo retoque ao desenho, para que ele fique lindo de uma vez por todas!
Vamos usar os "levels", é uma janela que tem setinhas pretas, brancas e cinzas, e para descobrir como funciona, basta mecher nelas e ver a mudança.Se mecher na pretinha, o preto da imagem será ajustado.Se mecher na branca, já sabe... a mesma coisa, só que com as partes brancas. E a cinza nem precisa explicar XD

É bom também para melhorar muito o scaneamento de uma imagem em preto e branco, ou grayscale.Ou qualquer desenho, porque vcê pode deixar o traco mais preto a a pagina mais branca. Basta brincar com as setinhas até o resultado agradar.Não esqueca de marcar sempre a caizinha "preview", que permitira que você veja como está ficando a mudança.


No photoshop: Vá em image/adjustements/levels. (a curve serve pra mesma coisa, mas é um pouco mais complicada) Ah, Isso vale para qualquer versão do photoshop. (que eu saiba XD)


No Illustrator: Filter/levels.




















Simples e funciona!

Após eu brincar com as setinhas, finalmente terminei e agora parece que minha pintura está bem mais legal que no começo!!

E esse é o resultado final.

------------------------------------------------------------------------------------
Fim do tutorial!

Compare:



Inicio











meio










fim







-----------------------------------------------------------------------------------

Obrigada a todos pela força!

Bjs e boa semana! Até o post de 4000 visitas! Comeeeeentem Kudasai! yeah.... I´m a crazy girl.




4 comentários:

soni disse...

Uáu! Takai!! Ficou muito bom seu tuto!!^^ Realmente a pintura ficou bem melhor!!
Já experimentou agora passar de RGB pra CMYK? É pra poder imprimir em gráfica sem alterar o tom de pele e cabelo. O vermelho, verde, rosa e amarelo ficam muito auterados, por isso prefiro já pintar em CMYK.^^

Takai Seika -chan disse...

OI soni diva! muito bom ve-la por aqui...
obrigada, como voce só quero ajudar e apoiar os desenhistas!!

Ah,tá! essa dica é otima. com certeza sim... todas as paginas que eu fiz coloridas eu fiz em CMYK.Depois pra postar aqui, e passo pra rbg e salvo uma copia em PNG! (pq a jpeg passa por compressao e a imagem pode ficar com pixels irregulares XP)



FELIZ DIA DO DENHISTA! \O/

Matheus Souza disse...

Nusss
que Ótimo tutorial!!^^
Naum conhecia esse programa, vou baixar!!

É dia do Desenhista?? O.o

Takai Seika -chan disse...

oi mate! bem vindo devolta a o blog;

obrigada, espero ter te ajudado!

basixe sim, eu amei!ajuda muito, ele concerta o traco sozinho pra vc! basta pesquisar no google como se usa e tals XD

hj eh dia do desenhista sim! parabens pra vc tb! bjs

Search